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Os rolamentos são caracterizados por possuírem um sistema de designação, onde podemos identificar o tipo de rolamento, o projeto e as dimensões.
Símbolo do tipo de rolamento
Quanto ao tipo de rolamentos, podemos simplificar desta forma:
1 – Autocompensadores (esferas) (ex: 1208)
2 – Autocompensadores (esferas e rolos)
3 – Rolos cônicos
4 –
5 – Axial de esfera
6 – Fixo de esferas
7 – Contato angular (esfera)
NU, NJ, NUP, NF – Rolos cilíndricos ( uma carreira)
NN, NNU – Rolos cilíndricos (duas carreias)
NA – Rolos de Agulhas
Os números de identificação dos rolamentos são normalizados pela JIS B 1513, porém devido a necessidade de uma classificação detalhada das especificações do rolamento, os fabricantes usam também em paralelo, símbolos suplementares não especificados pela JIS.
Símbolo do furo do rolamento
Para identificar o símbolo do furo, pode se valer destas regras:
1ª Regra: Para mancais de rolamentos fixos de uma carreira de esferas pequenos e miniaturas (diâmetro de 1 a 9 mm). O número de identificação é composto por 3 dígitos, sendo que o último dígito indica a dimensão do furo em milímetros.
601 : ∅ = 1 mm;
602 : ∅ = 2 mm;
609 : ∅ = 9 mm.
Ex: 608 – Rolamento de esfera de 8 mm de furo
2ª Regra: Para as quatro dimensões abaixo, a regra é fixa:
xx00 : ∅ = 10 mm;
xx01 : ∅ = 12 mm;
xx02 : ∅ = 15 mm;
xx03 : ∅ = 17 mm.
Ex: 6003 – Rolamento fixo de esferas e diâmetro de furo de 17 mm
3ª Regra: Para furos acima de 20 mm até 480 mm, têm-se uma regra, na qual, basta multiplicar os dois últimos dígitos por 5.
xx04 : ∅ = 20 mm (04 x 5);
xx05 : ∅ = 25 mm;
.
.
xx96 : ∅ = 480 mm.
Ex: 7205 – Rolamento de contato angular (Uma carreira) e diâmetro do furo de 05 x 5 = 25 mm
4ª Regra: Para furos maiores que 480 mm, após a série dimensional, acrescenta-se uma barra ( / ) e a dimensão nominal do diâmetro interno.
xx/500 : ∅ = 500 mm;
xx/1800 : ∅ = 1800 mm;
xx/7800 : ∅ = 7800 mm.
Logicamente existem outros símbolos, números, sufixos e prefixos que designam outras informações de outros elementos, tais como gaiolas, vedações, blindagens, furos de lubrificação, folgas e etc…
Fonte: NSK
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