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Durabilidade térmica do aditivo EP a alta Temperatura
Além de ser termicamente e oxidativamente estável, um lubrificante de engrenagens deve apresentar durabilidade térmica.
Um lubrificante de engrenagens industriais, termicamente durável é definido como um lubrificante de engrenagens que tem a capacidade de resistir a mudanças radicais em seu aditivo químico tipo EP (Extrema Pressão). Quando um lubrificante de engrenagens industriais é submetido a altas temperaturas de funcionamento, ele pode tornar-se termicamente instável a um ponto em que seu aditivo EP sofra alterações radicais na sua estrutura química.
Estas mudanças podem resultar em uma perda de capacidade de proteção do EP contra o desgaste excessivo no dente da engrenagem e no desgaste do rolamento, fragmentações e perda geral.
Compatibilidade com materiais de vedação
A maioria dos selos comumente falham devido ao endurecimento e formação de depósitos, especialmente quando altas temperaturas de operação são encontradas. Estresse térmico do lubrificante de engrenagens industriais durante o uso pode causar ao lubrificante de engrenagens industriais à avaria e formação de carbono cria depósitos de verniz e em torno do lábio de vedação. Uma vez formados, estes depósitos podem provocar abrasão do material de vedação, causando rachaduras e rasgos.
Um vazamento na vedação pode ser ainda mais agravado pela perda de elasticidade do material de vedação causado por interações químicas do material de vedação com óleos base do lubrificante e o aditivo químico. Essas interações químicas podem causar inchamento ou encolhimento dos selos.
Portanto, é importante que o lubrificante de engrenagens industriais incorpore um cuidadoso equilíbrio de aditivos químicos e óleos base, a fim de evitar falhas na vedação. Geralmente, PTFE (Teflon®) e materiais de vedação Viton® proporcionam uma compatibilidade mais universal.
Uma flexão do lábio pode revelar fendas axiais finas ao redor de toda a circunferência. Outro indicador é uma banda fina de óleo carbonizado ao longo do lábio de vedação que resulta quando o calor faz com que o lubrificante superaqueça.
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