Rolamentos isolados eletricamente

Tempo de leitura: 4 minutos

Redação do Site NKE Bearings – Informação de produto

O problema

A passagem de corrente elétrica em circunstâncias desfavoráveis pode prejudicar rolamentos aplicados em máquinas elétricas.

Essa passagem de corrente elétrica pode ser causada por isolamento defeituoso ou danos das blindagens dos rolamentos ou por uma conexão de terra ineficaz da máquina.

Particularmente no caso de máquinas elétricas modernas que apresentam um alto grau de desempenho e o aumento dos requisitos do cliente, em termos de alta confiabilidade e longa vida útil, tais danos podem causar problemas consideráveis e caros.

Mecanismos do defeito:

A quantidade e a aparência do dano do rolamento devido à passagem de correntes elétricas dependem das condições operacionais individuais, e da tensão real efetiva.

A aparência do dano pode variar entre crateras únicas (que podem ser facilmente identificadas por uma inspeção visual) e uma fileira contínua de estrias rasas com descolorações em torno das áreas atuais.

De uma forma um tanto simplificada, o desenvolvimento de danos causados pela corrosão eletrolítica pode ser descrito da seguinte forma:

1) Uma diferença de potencial causada por um defeito no sistema elétrico desenvolve-se entre o eixo (isto é, o anel interno) e o alojamento (isto é, o anel externo) do rolamento rotativo.

2) Assim que a tensão atinge um certo nível, a corrente freia através da camada de lubrificação entre as partes metálicas do rolamento.

3) O movimento de rolamento subsequente dos elementos de rolamento afetados pode desencadear o desenvolvimento de arcos elétricos e causar uma estrutura de material significativamente alterada na área afetada. Também a qualidade da superfície do rolamento é destruída.

4) Como consequência, qualquer subsequente rolamento das áreas danificadas faz com que mais partículas de material entrem na zona de contato. Desta forma ocorre uma sobrecarga localizada do material de rolamento. Isso novamente provoca uma fadiga acelerada do aço do rolamento.

O usuário pode perceber este processo apenas por sintomas como um aumento nos níveis de ruído e / ou vibrações, até o rolamento falhar prematuramente.

A solução:

O isolamento elétrico efetivo dos escudos finais é, na maioria dos casos, apenas possível com grande cuidado e esforços adicionais. No caso dos projetos existentes, qualquer melhoria do isolamento elétrico também pode ser difícil do ponto de vista técnico.

A solução mais simples é fornecida pelo uso de rolamentos de elementos de rolamento isolados eletricamente da NKE.

Estes são rolamentos que têm um isolamento elétrico extremamente eficiente integrado que evita a passagem de corrente elétrica através do rolamento.

Por este motivo, o isolamento elétrico adicional das tampas de extremidade pode ser omitido. Isso significa que, além da economia de custos total pela remoção do isolamento convencional, pode ocorrer um aumento na confiabilidade e na vida útil efetiva.

Variantes de design:

SQ77: Rolamentos com uma camada isolante de cerâmica de óxido aplicada ao anel externo.

A aplicação do revestimento de camada fina de isolamento é completada por um método de pulverização por plasma.

A resistência mínima garantida de degradação desta camada isolante é 1000V alternada ou corrente contínua.

SQ77B: Rolamentos com elementos rolantes feitos de óxido de cerâmica (rolamentos híbridos).

Este método alternativo de isolamento deve ser aplicado, de preferência, a rolamentos menores. A resistência teórica à ruptura de elementos de rolamento isolantes é ∞.

Características técnicas dos rolamentos isolados eletricamente da NKE

  • Proteção ideal contra danos nos rolamentos, causada pela passagem de correntes elétricas. Portanto, aumentou a segurança operacional em relação aos rolamentos convencionais.
  • Níveis de tensão de resistência à degradação definidos dependendo do design real.
  • Solução econômica e eficiente para proteção contra eletro corrosão de rolamentos.
  • Todas as dimensões e tolerâncias dos limites são idênticas às dos rolamentos padrão, portanto, a inter-variabilidade completa dos rolamentos isolados eletricamente da NKE com rolamentos convencionais.
  • As classificações de carga (ou seja, estáticas e dinâmicas) são iguais aos rolamentos padrão convencionais.
  • Montagem e desmontagem são os mesmos que os rolamentos padrão.
  • Sem descascar a camada de isolamento com o manuseio correto dos rolamentos.

Fonte:

SITE DA NKE :  SQ77: Rolamentos isolados eletricamente da NKE.

Disponível em https://www.ritbearing.com/media/1094/nke-electrically-insulated-rolling-bearings.pdf   Capturado em 30/11/2017 – Tradução livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − seis =